Um desfile dura, em média, oito minutos. Mas isso é só a ponta do iceberg em relação à quantidade de gente e dinheiro envolvidos no São Paulo Fashion Week. Hora H apurou os valores para produção de um desfile no evento e conta o que está por trás deste vai-e-vem de modelos e das tendências da próxima temporada.
Para se ter uma ideia, uma marca pequena gasta no mínimo R$ 60 mil para colocar uma coleção na passarela, entre a produção das roupas, convites, modelos, produtor musical e stylist. “Isto se não tiver cenário complicado, usar uma luz básica e tiver somente modelos em começo de carreira”, disse o diretor criativo do evento, Paulo Borges. Ele explicou que o SPFW fornece uma infraestrutura mínima para todas as marcas, como camarim, passarela e iluminação. Então, o que cada marca quiser usar a mais sai do próprio bolso. “Um cenário de desfile fica entre R$ 30 mil a R$ 150 mil, caso não tenha envolvidos equipamentos tecnológicos como projeções, por exemplo”, falou.
Em grande desfiles com top models ou celebridades internacionais, o custo passa fácil de um milhão de reais. Aí fica a pergunta: vale a pena este investimento todo? “Uma marca que tenha uma Gisele Bündchen rende em poucos dias, em termos de mídia espontânea [páginas em revistas, jornais, sites que citam a marca], por volta de R$ 36 milhões. Só este retorno já paga o desfile, sem contar o que ele pode alavancar em vendas”, disse Paulo Borges.
A semana de moda movimenta também dinheiro para a cidade de São Paulo, pela forte atração do turismo de negócios. O evento está entre os cinco de maior movimentação financeira na capital paulista. "O público que está diretamente ligado à semana de moda reverte somente em impostos para a cidade algo em torno de R$ 100 milhões", afirmou Borges.
Logo oficial do SPFW na parede da Bienal |
Fonte: Estilo UOL
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